quarta-feira, 3 de abril de 2019

Livros lidos no verão, expectativas para o outono e bate papo sobre ritmo de leitura

Oi, gente! Tudo bom?

Então, não é que eu tinha esquecido completamente que eu tinha prometido fazer um "wrap up" (listinha de livros lidos) a cada estação do ano? O verão já acabou tem alguns dias e eu aqui, viajando na maionese, rsr. Mas vamos lá que sempre é tempo!

LIVROS LIDOS NO VERÃO

Fig. 1 Livros lidos no verão de 2019.

Vou considerar aqui somente os livros lidos em 2019, já que os do começo do verão em dezembro de 2018 eu incluí na retrospectiva de 2018. Então, esses foram os livros lidos no verão, a partir de janeiro desse ano:

📗 31-01. Doutor Sono - Stephen King | @editorasuma (LC de janeiro do @3oclockreadingclub)
Continuação de "O iluminado" e com climão diferente, porém ótimo. Resenha aqui.

📗 18-02. Primavera num espelho partido - Mario Benedetti | @taglivros & @editora_alfaguara
Livro enviado pela @taglivros no kit de fevereiro da tag curadoria, originalmente publicado em 1982. Amei tanto essa leitura! Aborda um tema importantíssimo e super relevante para o momento atual do Brasil, que é a repressão e a ditadura militar, com uma escrita delicada e por vezes meio lírica, num formato de escrita bem diferente, todo fragmentado. To devendo essa resenha ainda, quero muito fazer!

📗 11-03. A vida de Ada Lovelace - texto de Sílvia Amélia Bim e ilustrações de Kiara Cabral | @meninasdigitaisSBC
Livro infantil, coisa mais linda, que conta a história de vida da primeira programadora de computadores. Conheça mais sobre o livro e o programa que o idealizou no post da resenha.

📗 18-03. Dona do poder - Kiersten White | @plataforma21_ (inicialmente, LC #LendoComAJully)
Comecei a ler esse livro em 2018 em uma leitura conjunta, mas acabei tendo que pausar a leitura. Corri pra finalizar ele agora antes de começar a ler o último livro dessa trilogia (A saga da conquistadora) que to amando (e surtando muito, rsr). Dona do poder foi um livro ótimo, principalmente do meio pro fim, que foi onde engatei a leitura esse ano, rs.

BATE PAPO: RITMO DE LEITURA

Considerando que foram praticamente 3 meses de leitura, li bem menos do que eu estava lendo no ano passado. Por que isso, né? Não sei, estava um tanto saturada de ficar me forçando a ler por ler, então acho que acabei priorizando outras coisas também. Esses primeiros meses do ano foram meses muito mais reflexivos para mim, tanto é que rendeu muito mais posts de bate papo, surgiu o "discutindo temas" e coisas mais variadas ainda pelo instagram. Foi ruim? Acho que não.

Fig. 2 Ritmo de leitura e registros no bullet journal.

Além de todos esses poréns, meu ritmo de leitura em geral pode ser considerado mais lento que o usual mesmo (levando em conta aqui que eu sou uma pessoa que ama ler e está sempre lendo um livro atrás do outro - ou vários ao mesmo tempo). Queria aproveitar para conversar um pouquinho com vocês sobre isso.

Como é o ritmo de leitura de vocês?

Eu sou uma pessoa detalhista em tudo na vida. Me apego demais aos detalhes, gosto de entender tudo o que estou lendo (o que às vezes é até um problema, rsr e em alguns casos eu venho tentando desapegar disso). Gosto de leituras que tragam um bom desenvolvimento da história, que sejam bem construídas e minuciosas (não é a toa que Tolkien é um dos meus autores favoritos, rs). Acho que por eu ser assim, acabo sendo mais lenta durante as minhas leituras. Eu não leio só para saber o que vai acontecer em seguida. Leio para degustar as palavras, sentir o que o autor tá tentando passar; rir, chorar, me desesperar. O que for. Gosto demais desses momentos, que pra mim são únicos. Tenho uma memória péssima, mas eu sempre lembro de como me senti lendo tal livro. Talvez isso aconteça por eu me permitir mergulhar de verdade na história, viver aquilo tudo com intensidade. E não vejo muita graça se não puder ser assim.

Depois que criei o blog comecei a me preocupar mais com a quantidade de livros que lia. Até consegui ler mais do que eu tava lendo antes, mas a que preço? Acredito que esse pode ser um dos motivos pelo qual, no começo desse ano, eu tenha tido tanta dificuldade em manter um "bom" ritmo de leitura. Mas se por um lado eu fico triste por estar lendo menos, por outro eu fico feliz por estar aproveitando bem as minhas leituras e conseguindo fazer outras coisas ao mesmo tempo (por mais que ainda não seja tudo o que eu queria - ou deveria - estar fazendo). Oh, vida. Não dá para se ter tudo mesmo, né?

Mas, assim, não quero dizer aqui que exista alguma uma que seja melhor de ler. Cada um tem seu jeitinho e aproveita as leituras de um jeito totalmente particular e dentro do seu ritmo. Não tem nenhum problema nisso.

Eu só fico curiosa mesmo para conhecer que outras formas de leituras as pessoas possam ter. De que maneira cada um aproveita a sua leitura. Me conta como é com você?

EXPECTATIVAS PARA O OUTONO

O outono já deu as caras para a gente que mora no Hemisfério Sul desde o dia 20/03, e vai nos acompanhar até 21/06, então teremos bastante tempo pela frente! Pelo menos até maio eu estarei com outro foco (se tudo der certo e eu não me sabotar, rs). Mas mesmo assim, já estou com alguns planos literários. E são eles:


Fig. 3 Livros que pretendo ler no outono.

📗 Terminar "Beren e Lúthien" e começar "Contos inacabados" do Tolkien no #ProjetoTerraMedia
A leitura de Beren e Lúthien já está no finalzinho (enrolamos só um pouquinho, rsr) e já já eu monto um cronograma para iniciar Contos inacabados. Se tiver alguém interessado em participar dessa leitura conjunta, fica de olho!

📗 Terminar "Senhora do fogo" da Kiersten White (LC com @juliannevituri e @nickmafra)
Essa também tá beeem perto do fim, inclusive atrasei um pouco, mas vou correr para ver se termino no prazo, rsr. Preciso terminar alguma dessas leituras conjuntas sem atrasar, plmdds!

📗 Terminar "Grandes Esperanças" do Charles Dickens (LC com @umafarofeiracult)
To com esse livro pendente desde o ano passado. Era leitura conjunta com meus BFFs, mas flopamos. Tentei voltar a ler sozinha, mas aí a Bruna me pegou pelo caminho e estamos agora tentando seguir juntas nessa. Só que as minhas prioridades vivem mudando e eu não consigo terminar esse livro, socorro! Mas eu tava amando a história e quero muito finalizar!

Leia Mulheres @leiamulherescampos

📗 Março: "O feminismo é para todo mundo"- bell hooks (finalizar)
📗 Abril: "Holocausto brasileiro" - Daniela Arbex
📗 Maio: "Olhos d'água" - Conceição Evaristo

São as leituras que pretendo fazer para o @leiamulherescampos no outono. O livro de junho eu já li (eu ouvi um amém?), que vai ser "As alegrias da maternidade". Livro lindo!

📗 "A Pequena Sereia e o Reino das Ilusões" - Louise O'Neill (LC com @clarissarachid)
Lançamento maravilhoso da @darksidebooks que recém chegou para mim e que eu nem li, mas estou apaixonada! A leitura conjunta tem início no dia 28/04, se quiser participar também, fala com a Clarissa!

Por enquanto eu acho que é "só" isso que eu to pretendendo ler no outono, mas com certeza surgirão outras coisas pelo caminho. Volto no final do outono para contar como eu me saí e tentar me planejar para a minha estação preferida, o inverno! <3

Mas e vocês, me contem se já pararam para pensar nos livros que vocês leem dentro de cada estação. Leram muito no verão? Acham que vão conseguir aproveitar bem o outono? Como anda o ritmo de leitura de vocês?

5 comentários:

  1. Oi Isa.
    Desejo ótimas leituras para você no outono, tão boas quanto no verão. Espero ler Doutor Sono em breve e o infantil sobre Ada Lovelace parece bem interessante.
    Nunca separei livros para ler por estação, mas acredito que li pouco no verão. Na verdade esse ano tem sido bem complicado.
    Beijos.
    Fantástica Ficção

    ResponderExcluir
  2. Eu super recomendo ler no seu ritmo.
    Já fui de ler 8 livros por mes,mas hoje nem conto mais, sigo meu ritmo bem relax
    Não dá pra ler por ler ne! hahaha
    Achei ótimas suas leituras e suas expectativas, torço pra que continue em um ritmo agradavel pra vc!

    osenhordoslivrosblog.wordpress.com

    ResponderExcluir
  3. Meu todos livros são ótimos e Beren e Lúthien assim como Contos Inacabados estão na minha lista. Mas sofro da mesma coisa que você eu acabei me cobrando tanto pra ler que li uma porrada de livro de uma vez e agora parece que simplesmente não consigo ler sabe? O que deu uma reduzida significativa no andamento das leituras, porém acredito que é só uma fase!

    Como você sabe eu amo seus projetos e até estou entrando pra participar de um deles hahaha , parabéns Isa, te admiro sempre!

    Beijinhos da Isa do @leportraitdeisa

    ResponderExcluir
  4. Mulher, já eu tô viajando na maionese, no katchup e na mostarda kkkk, pois ultimamente nem minhas leituras lidas não estou dando conta de contabilizar.
    Tenho lido pouco por conta de tempo mesmo e tem chegando tanto livro que nem dá tempo respirar.
    Suas leituras foram ótimas, parabéns, outono também é minha estação preferida, bjus.

    ResponderExcluir
  5. Oi,tudo bem?

    Percebi que ainda não li nenhum dos seus livros lidos e já adicionei a lista de leitura (que está enorme) kkkk. Sobre o ritmo de leitura, posso falar que quando me empolgo com um livro termino ele no mesmo dia e já pulo para outros...mas quando me canso e quero ver séries geralmente dou uma pausa de 1 semana ou mais, nas leituras.

    ResponderExcluir