quarta-feira, 27 de março de 2019

A valorização de livros escritos por mulheres e algumas indicações de leitura

Oi, gente! Tudo bom?

Dando continuidade às minhas postagens em homenagem ao Mês da Mulher (veja o 1º post aqui, também tá rolando sorteio no instagram até o dia 31/03 em parceria com o Programa Meninas Digitais), queria deixar aqui algumas indicações de livros de gêneros variados escritos por mulheres. Mas não antes de bater um papinho, claro!


Obs.: Aqui no blog eu salvo todas as minhas publicações que envolvem livros escritos por mulheres na categoria "Leia Mulheres". Você pode encontrar no menu à esquerda ou clicando aqui.

DISCUTINDO O TEMA: VALORIZAÇÃO DE LIVROS ESCRITOS POR MULHERES

Antes de fazer as minhas indicações, queria conversar um pouco sobre a importância de ler mais livros escritos por mulheres e valorizar os seus trabalhos.

Enquanto eu fazia a minha seleção de livros lidos, percebi que durante toda a minha vida - em comparação com os livros escritos por homens - li pouquíssimos livros escritos por mulheres. Sou leitora desde que me entendo por gente e tive uma fase bem mais assídua no início da minha adolescência, em que eu devorava vários livros muito, muito rápido. E o que eu li nessa época, escrito por mulheres, se resumia a: J. R. Rowling com Harry Potter, Marion Zimmer Bradley (autora de As brumas de Avalon, lia tudo o que eu via dela pela frente) e alguns perdidos, como Clarice Lispector, Agatha Christie (só li um quando nova) e Emily Brontë, com o clássico "O morro dos ventos uivantes". Eram livros bem pontuais, best-sellers ou clássicos. Comparado com a montanha de livros que eu lia, isso não era nada.

Percebi que, desde que comecei o blog, fiquei mais atenta e cuidadosa com as escolhas das minhas leituras. Passei a ler mais livros escritos por mulheres, por influência de outros blogs e igs literários e, mais pra frente, frequentando o clube de leitura @leiamulherescampos (experiência que eu recomendo demais e já comentei aqui algumas vezes. Existem clubes espalhados por todo o Brasil, procure o da sua cidade!).

É incrível ver como a gente não se dá conta (na maioria das vezes ou, ao menos, sem um empurrãozinho) de como os homens dominam facilmente todas as áreas, incluindo o mundo da literatura. É o que encontramos com mais fácil acesso, e acaba sendo o mais comentado também. Precisamos mudar esse cenário! As mulheres escrevem tão bem quanto, senão melhor que muitos homens. E estão por todo lugar, em todas as áreas, em todos os gêneros literários. Somos muito diversas e temos muito a dizer. Então que tal nos preocuparmos em valorizar mais o trabalho dessas mulheres?

Me diz aí, quais as suas autoras favoritas dentro dos gêneros que você mais gosta? Você costuma ler muitas obras de autoras?

INDICAÇÕES

Vou destacar aqui algumas das leituras que já fiz e me marcaram, mas também vou citar alguns livros que tenho, mas ainda não consegui ler, comentar sobre alguns dos que ainda estão na minha lista de desejados e trazer algumas sugestões de livros que os meus seguidores do instagram me deram, quando estava fazendo essa pesquisa. Vamos lá?

LIDOS



✨ Fantasia: Vocês sabem que fantasia é o meu gênero favorito da vida, né? Pois bem, como Harry Potter seria muito clichê, escolhi citar aqui outros livros, que li mais recentemente. Por coincidência ambos foram publicados pela @editoramorrobranco. São eles:

📗 De volta para casa - Seanan McGuire (tem resenha aqui).
📗Série "A biblioteca invisível" - Genevieve Cogman (por enquanto só li os dois primeiros, já comentei sobre em várias tags literárias).

São livros incríveis, com universos muito bem construídos e muito criativos! Amei os dois mundos, mas "De volta para casa" é meu favorito e já to louca para ler o segundo volume (em pré venda no momento).

✨ Ficção científica: Uma dobra no tempo - Madeleine L'Engle.

Só li o primeiro volume dessa série e adorei! Alguns pontos me deixaram meio assim, mas por ser um livro antigo, dá pra relevar, rsr. A autora com certeza foi muito inovadora pra época e criou algo único!

✨ Distopia: O conto da Aia - Margaret Atwood.

Amo distopias porque é um gênero que nos faz refletir e questionar a sociedade em que vivemos. "O conto da Aia" nesse ponto chega a ser assustador de tão próximo que acaba sendo da realidade. Foi o primeiro livro que li para o @leiamulherescampos e eu amei demais a experiência!

✨ Nacional, clássico: Já li alguns nacionais clássicos porque é o que a gente tem de mais acessível, até por muitos serem leituras indicadas na época do ensino médio, né? Mas foram todas muito proveitosas!

📗 "A hora da estrela" & "Laços de família" - Clarice Lispector
📗 As três Marias - Rachel de Queiroz (tem resenha aqui).

Amo a escrita da Clarice Lispector e pretendo ler tudo dela um dia (menos aquele livro que tem baratas por motivos de: tenho pavor!). Já a escrita da Rachel de Queiroz eu aprendi a valorizar há pouco tempo. No ensino médio li "O quinze" e lembro de não ter gostado muito. Mas ano passado li "As três Marias" porque recebi o livro na caixinha da @taglivros e AMEI. Confiram lá a resenha.

✨ Nacional, contemporâneo: Clube dos suicidas - Bella Prudêncio (tem resenha aqui).

Livros contemporâneos eu só comecei a ler depois do blog. Não sei dizer bem o motivo, mas nunca me interessava. Eram livros que nunca chegavam a mim, mas eu também não procurava, né? Ano passado li esse para o @leiamulherescampos e foi uma experiência super interessante. A autora é campista, minha cidade, então mais um motivo para valorizar. Confiram a resenha!

✨ Poesia: Tá aí um formato que tem tido um boom atualmente, né? Tem surgido muita coisa bacana em um formato mais contemporâneo e tá todo mundo amando. Indico todos eles, mas também um mais clássico, mas com formato também único:

📗 Vintém de cobre - Cora Coralina.
📗 A princesa salva a si mesma neste livro - Amanda Lovelace (tem resenha aqui).
📗 Outros jeitos de usar a boca - Rupi Kaur (tem resenha aqui).
📗 Pó de lua nas noites em claro - Clarice Freire (tem resenha aqui). 

Cora Coralina eu li também para o @leiamulherescampos e o encontro foi mais que especial. Só terminei de ler o livro meses depois do encontro por falta de tempo, mas foi a melhor coisa que eu fiz. Me apaixonei pela Cora, não deixem de conhecer essa autora com escrita tão simples, humilde, delicada, mas tão forte! É um livro com muitas lições de vida.

✨ HQs: As mulheres também estão no mundo das HQs! Eu tinha um preconceito bobo antigamente com esse formato, mas ainda bem que mudei porque agora esse é um dos meus formatos favoritos. Todo um mundo novo e lindo para explorar! E não necessariamente infantil...

📗 Persépolis - Marjane Satrapi (tem resenha aqui).
📗 Nimona - Noelle Stevenson
📗 Uma bolota molenga e feliz - Sarah Andersen (tem resenha aqui).

O legal é que tem HQs pra todos os gostos mesmo. Ainda tenho muito o que conhecer desse mundinho, mas essas aqui são algumas das dicas que eu tenho para dar. Persépolis é incrível, uma autobiografia que fala como é a vida no Irã, no meio de guerras e repressão. Nimona é uma fantasia/ficção científica incrível e lindíssima, com personagens LGBT e uma protagonista gorda (representatividade 💚) e as HQs da Sarah Andersen (até o momento já tem 3, mas eu só tenho duas, snif rs) trazem uma seleção de tirinhas que ela faz na internet, divertidíssimas e super identificáveis que abordam de forma leve depressão e ansiedade.

✨ Policial: O natal de Poirot - Agatha Christie (tem resenha aqui).

Não podia faltar a rainha do crime, grande Agatha! Queria ser uma daquelas pessoas que leram um milhão de livros da Agatha, mas eu só li dois. Crimes ABC, na época do ensino médio, e esse que tem resenha aqui. Adorei os dois e tenho toda uma coleção aqui agora para conhecer mais obras dela. É o famoso "mal conheço mas já recomendo pakas", rsr.

✨ Terror: Frankenstein - Mary Shelley.

Um dos meus gêneros favoritos, mas que eu li pouquíssimo também. Pode isso? Rsr. Frankenstein é INCRÍVEL, um super clássico e uma leitura muito sensível, apesar de tudo. É um terror não tão terrorzão assim (o que é uma boa notícia para alguns, eu sei rsr), mas é ótimo. Leiam!

✨ Youtubers: Tá todo mundo mal - Jout Jout.

Livro de youtuber é gênero? Rsr Não tenham preconceito! Acompanho poucos youtubers, mas amo a Jout Jout e esse livro é tão incrível. Fez eu me sentir abraçada. É uma leitura super levinha, mas que deixa a gente pensando bastante na vida. Recomendo mesmo!

✨ Biografia: Garota interrompida - Susanna Kaysen

Faz muuuito tempo que li esse livro, mas eu precisava trazer ele pra cá. Eu tinha preconceito porque a capa dele é super rosa (gritante mesmo, rsr), então ele foi o primeiro livro que li em e-reader (na época que eu tinha um Kobo ainda, rsr) e eu AMEI MUITO. Sério, leiam esse livro! Ele fala muito sobre transtornos mentais, mostra como é uma internação em clínicas psiquiátricas e faz a gente pensar MUITO. Tem adaptação cinematográfica dele. Recomendo ler antes, se for possível para você.

✨ Contos: A Câmara Sangrenta e Outras Histórias - Angela Carter

Recebi esse livro em uma caixinha da @taglivros e adorei. Ele traz diversos contos que são releituras de contos de fadas clássicos, mas com uma pegada mais de empoderamento feminino. Tive problemas com alguns (bem poucos) contos, mas no geral foi uma leitura super legal e vale muito a pena conferir!

✨ Outras culturas: Uma das coisas que eu passei a gostar muito com os livros da @taglivros foi conhecer um pouquinho mais sobre outras culturas. As que não estão tanto na mídia e tal. Acabei me viciando nisso e saí lendo outros livros com essa pegada.

📗 O xará - Jhumpa Lahiri (tem resenha aqui).
📗 Hibisco roxo - Chimamanda Ngozi Adichie (tem resenha aqui). 
📗 Buchi Emecheta - As alegrias da maternidade

"O xará" foi o primeiro livro da @taglivros que eu li e me apaixonei! A escrita da Jhumpa é muito boa e eu até já comprei outro livro dela para ler. Chimamanda é rainha, isso todo mundo já sabe, né? Dela eu também li "Sejamos todos feministas" (tem resenha aqui) e "Para educar crianças feministas". Todos com uma escrita maravilhosa, simples e, no caso desses dois últimos, muito didática. Já o livro da Buchi eu conheci por conta da @taglivros e da Chimamanda, que foi a curadora. É um livro incrível e vai ser a leitura do @leiamulherescampos de junho!

✨ Infantil: A vida de Ada Lovelace - texto de Sílvia Amélia Bim e ilustrações de Kiara Cabral, produzido pelo Programa Meninas Digitais (tem resenha aqui).

Não podia deixar de indicar esse livro aqui, né? O livro é infantil, mas eu indico para todas as idades! Traz uma história de vida inspiradora e é de uma delicadeza... Encantador é a palavra. E adquirindo você ainda ajuda um projeto social sem fins lucrativos super bacana e importante! Conheça mais no post da resenha. Ah, e tá tendo sorteio desse livro lá no meu instagram, vai até o dia 31/03, então corre e participa (post oficial aqui)!

✨ Ficção histórica: A saga da conquistadora - Kiersten White.

Essa saga é composta pelos livros: "Filha das trevas", "Dona do poder" e o recém lançado "Senhora do fogo". Semana passada fiz um post no Instagram comentando levemente sobre Dona do poder e discutindo como a ficção pode trazer temáticas tão pertinentes da vida real (temática que já abordei aqui, mas com viés político), como o feminismo. O desenvolvimento dos personagens nessa saga tá me satisfazendo muito, principalmente depois que li o segundo volume. Já iniciei a leitura do 3º livro e a expectativa para essa conclusão tá bem alta!

✨ Não ficção: Infelizmente não dá só para viver "no mundo da lua", então também trouxe algumas dicas de não ficção.
📗 A política sexual da carne - Carol J. Adams (minha 1ª resenha aqui).
📗 O feminismo é para todo mundo - bell hooks.
📗 "Sejamos todos feministas" & "Para educar crianças feministas" - Chimamanda Ngozi Adichie. 

São livros que me acrescentaram demais! Envolvem temáticas que me interessam, então para quem se interessa por ler mais sobre feminismo e também sobre vegetarianismo (no caso da primeira indicação, mas também fala sobre feminismo) eu tenho essas dicas para dar. Ainda tenho muito o que ler, mas isso é só o começo. Ah, o livro da bell hooks é uma das minhas leituras atuais, na verdade. Ainda não finalizei, mas to gostando muito do discurso dela. É um livro bem "panfletagem" do feminismo, com um linguajar mais acessível. Ainda considero a Chimamanda mais didática, apesar de tudo, só que a bell vai mais fundo em várias questões, então vale a pena conhecer.

QUERO LER

Essa sessão do post poderia ser infinita. É aquela coisa, livros demais, tempo de menos. Mas a gente tenta, não é mesmo? Tem muita coisa que eu quero ler ainda. Se você já leu algum desses e acha que eu devo priorizar, comenta aqui. Aí vai uma listinha com breves motivos:


📗 "A boa filha" & "Tríptico" - Karin Slaughter (thriller) - enviado pela @taglivros inéditos e o outro eu ganhei porque já tava curiosa com a escrita da autora, mesmo antes de ler.

📗 No seu pescoço - Chimamanda Ngozi Adichie (contos) - quero ler todos os livros da Chimamanda e ganhei esse de presente.

📗 A (r)evolução das mulheres - Mindy McGinnis (young adult) - indicação da @juliannevituri que eu to há séculos enrolando pra ler.

📗 Kindred - Octavia E. Butler (ficção científica) - indicação de muita gente, sinopse incrível e crítica social. Viagem no tempo para o tempo da escravidão, wow! Fora que sempre bom ler mais escritoras negras.

📗 Série "As crônicas vampirescas" - Anne Ricce (ficção sobrenatural) - um desejo que tenho há anos, mas nunca consegui ler porque a série é enorme e eu só tenho 2 livros, rs.

📗A longa viagem a um pequeno planeta hostil - Becky Chambers (fantasia) - leitura do @leiamulherescampos que eu não consegui participar porque não consegui o livro a tempo, mas acabei ganhando da mediadora depois. <3

📗 Fique Comigo - Ayòbámi Adébáyò (ficção) - outro livro de escritora negra com história familiar porque nunca é demais. Fora que foi presente da linda da @alessandra.tifa e se eu demorar muito a ler ela vai me bater. xD 

📗 Todo mundo merece morrer - Clarissa Wolff (thriller) - livro nacional contemporâneo de uma escritora que mal conheço, mas já considero pakas. Fada sensata e feminista, preciso ler algo dela urgente!

📗 Memórias da Princesa: Os Diários de Carrie Fisher - Carrie Fisher (biografia) - indicação da BFF @larissa85rocha e princesa Léia, não dá pra ignorar!

📗 A Pequena Sereia e o Reino das Ilusões - Louise O'Neill (fantasia) - pra não dizer que não falei de lançamentos, EU TO SURTANDO POR ESSE LIVRO! Grazadels o meu tá a caminho, aff. (Também quero muito "Francis" da @darksidebooks, mas esse não consegui comprar ><).

Agora chega, senão vou ficar aqui para sempre. xD 

OUTRAS SUGESTÕES

Recentemente fiz uma pesquisa nos stories do instagram perguntando que livros escritos por mulheres vocês indicavam. Para deixar esse post um pouco menos tendencioso, não apenas com o meu gosto, resolvi compartilhar aqui as respostas que recebi. Aí vão as indicações (obrigada a todos que contribuíram!):



📗 Bem-vindos ao paraíso - Nicole Dennis-Benn (romance LGBT) - um dos amores mais recentes da Maíra @doquetenholido;

📗 Terra das Mulheres - Charlotte Perkins Gilman (ficção) - livro de 1915, mostra como seria uma sociedade utópica composta somente por mulheres. Indicação da @ramificar.se (ela também reforça as indicações de "Sejamos todos feministas", "O conto da aia" e "A (r)evolução das mulheres");

📗 Alucinadamente feliz - Jenny Lawson (biografia) - @rana_twinkiee diz: "a Jenny não tem medo de ser quem ela é e nos inspira a fazer o mesmo";

📗 Uma Chama Entre as Cinzas - Sabaa Tahir (fantasia/ficção científica) - outra indicação da @rana_twinkiee. Ela comentou que a autora conseguiu falar de refugiados em uma fantasia (fiquei curiosa!);

📗 Ficção de Mari Wolf - Mari Wolf (ficção científica) - mais uma vez a @rana_twinkiee com dicas valiosas: "escreve ficção científica melhor do que muitos autores por aí";

📗 Resistência - Affinity Konar (drama) - @rana_twinkiee dá mais uma dica e diz: "nunca vi alguém conseguir falar de forma tão delicada de algo tão devastador". A sinopse começa com "Auschwitz, 1944", já dá pra ter uma noção do que é, né? 💔 (Rana também indicou Frankenstein, que foi uma das minhas indicações também ^^);

📗 Deixe a Neve Cair - John Green, Maureen Johnson, Lauren Myracle (romance) - indicação do ig @artearchiviata. Ele disse que apesar do John Green, tem duas outras autoras.

E foi isso! O post ficou um pouco longo, mas espero que tenha dado para pegar boas dicas para ajudar a rechear as estantes com livros maravilhosos e diversos escritos por mulheres. Para mim foi muito gratificante fazer esse apanhado, relembrar boas leituras e receber tantas novas dicas literárias de vocês.

Me contem vocês também que livros escritos por mulheres vocês indicam. Qual marcou mais? Qual tá na fila esperando para ser lido? Qual é o mais desejado no momento? E comentem também se já pararam para fazer esse balanço de como são os livros que costumam ler.

Abraços e até a próxima!

13 comentários:

  1. Menina , quanto livro incrível, quanta indicação maravilhosa!
    Os únicos livros escritos por mulheres que li até agora foi Harry Potter (óbviously kkkkk) Aos 17 Anos da Ava Dellaira, que foi uma das minhas leitura preferidas de 2018 e A Escolhida de uma autora Nacional chamada Elena Johnson!

    ResponderExcluir
  2. Olá!

    Esse post é um achado para quem está atrás de livros para ler, já li alguns dos livros que você colocou aqui e concordo contigo que são ótimos. Agatha é sensacional e merece um destaque especial. assim como a Clarice Freire que é daqui do meu estado <3

    ResponderExcluir
  3. Ei! Tudo bem?

    Quantas indicações lindas de mulheres poderosas!
    Uma vez, assim como você, percebi que não realizei muitas leituras de mulheres, se eu fosse comparar com o sexo masculino. Desde então tenho um projeto de ler a cada um livro que eu perceber ser de um homem ler um de uma mulher. Tem funcionado muito! Peguei várias indicações na sua postagem e pretendo usar todas!

    Beijos!

    ResponderExcluir
  4. Oie Isa.
    Eu gostei bastante do post, até porque ele é bem necessário. Mas engraçado pensar que de uns tempo para cá os homens tem sumido desse mercado e as mulheres ganhando sua relevância desde que a J. K. Rowling se tornou um marco na fantasia. Mas conhecer e admirar o trabalho em outras areas é sempre legal. Obrigado pelas dicas.
    Beijos.
    Fantástica Ficção

    ResponderExcluir
  5. Oi,tudo bem ?

    Amei o post e achei ele bastante necessário , além de uma grata surpresa. As escritoras devem sim ser mais valorizadas , além de valorizarmos as nossas divas nacionais que tem tanto a oferecer tão quanto os grandes nomes internacionais. É uma luta e temos varias obras maravilhosas que devem ser conhecidas.Eu por exemplo prefiro a escrita feminina na hora de explorar sentimentos, em romances e etc. Parabéns pelo post, sou só aplausos.

    ResponderExcluir
  6. Önemli giriş adreslerine buradan ulaşabilirsiniz.
    betturkey giriş
    betpark giriş
    RU3TE

    ResponderExcluir