quarta-feira, 13 de fevereiro de 2019

Resenha "Doutor Sono" de Stephen King, seleção de quotes e alcoolismo

Oi, gente! Tudo bom?

Depois de comentar sobre "O iluminado" semana passada com vocês, volto hoje com a resenha da continuação dessa trama: "Doutor Sono". Fiz essa leitura junto com o pessoal da @3oclockreadingclub e adorei! Além da resenha, também trago a minha seleção de quotes favoritos e uma discussão sobre alcoolismo, tema abordado na leitura.

Fig. 1 "Doutor Sono" - Stephen King. Leitura finalizada em 30-01-2019.

EM POUCAS PALAVRAS

Um terror com pegada de thriller que traz a continuação de "O iluminado". Explora mais do sobrenatural enquanto aborda temas como o alcoolismo, superação e ciclos da vida em uma história instigante.

SINOPSE

"Mais de trinta anos depois, Stephen King revela a seus leitores o que aconteceu a Danny Torrance, o garoto no centro de O iluminado, depois de sua terrível experiência no Overlook Hotel."

"Assombrado pelos habitantes do Overlook Hotel, onde passou um ano terrível de sua infância, Dan ficou à deriva por décadas, desesperado para se livrar do legado de alcoolismo e violência do pai. Finalmente, ele se instala em uma cidade de New Hampshire, onde encontra abrigo em uma comunidade do Alcoólicos Anônimos que o apoia e um emprego em uma casa de repouso, onde seu poder remanescente da iluminação fornece o conforto final para aqueles que estão morrendo. Ajudado por um gato que prevê a morte dos pacientes, ele se torna o Doutor Sono.
Então Dan conhece Abra Stone, uma menina com um dom espetacular, a iluminação mais forte que já se viu. Ela desperta os demônios de seu passado e Dan se vê envolvido em uma batalha pela alma e sobrevivência dela. Uma guerra épica entre o bem e o mal, uma sangrenta e gloriosa história que vai emocionar os milhões de fãs de O Iluminado e satisfazer os leitores deste novo clássico da obra de King."

SOBRE O LIVRO

Esse livro dá continuidade à história de Danny Torrance que conhecemos em "O iluminado". Assim como o pai, ele lida com o alcoolismo em sua vida, além de monstros do passado. Dan foi uma criança iluminada (um dom sobrenatural que a gente conhece no primeiro livro e que é bem mais explorado nessa sequência) e, enquanto tenta dar um rumo à sua vida, começa a ter contato com outra criança iluminada, Abra Stone, bem mais poderosa do que ele. Juntos eles enfrentam uma grande ameaça!

No início vemos uma história bem fragmentada, com diferentes cenários sendo retratados aos poucos. Além do Dan e da Abra, vislumbramos também um grupo de pessoas que parecem americanos comuns, mas que guardam um segredo. Tal mistério segue disfarçado pela rotina e aparência simples  do grupo, que vamos desvendando aos poucos, junto com a construção do restante da história.

Em paralelo a tudo isso, o livro também aborda o alcoolismo de Dan e sua trajetória pelo AA.

OPINIÃO

Por conta do início muito fragmentado, achei que o livro começou bem lento e desconexo. Tudo parecia muito sem rumo e Dan Torrance estava tão desconstruído em relação a "O iluminado" (no sentido de muito diferente do que eu esperava que aquela criança doce e assustada fosse se tornar quando adulto) que eu fiquei meio assim com a leitura, num primeiro momento.

Apesar desse início meio perdido e morno, logo a história tomou corpo e surgiram tantos mistérios, aventuras e detalhes a serem resolvidos que eu fui à loucura (e li 170 páginas em um único dia, o que é algo que há anos não acontecia comigo). Quando você começa a entender o rumo da história e vai desvendando os primeiros mistérios, é como se a história te pegasse pela mão e gritasse: SÓ VEM!

O final em si achei menos empolgante do que o meio da história (o que pode ter sido prejudicado por um spoiler que vi), mas ele trouxe vários elementos muito bons. Algumas coisas não foram exatamente surpreendentes, mas tudo foi muito bem desenvolvido e me satisfez. Foi um bom desfecho. Valeu demais a experiência, e amei especialmente as referências que o Stephen King usou (teve Terra-média, Scrooge do Dickens e, claro, várias do próprio "O iluminado", não só mexendo com a nostalgia dos fãs, como também dando todo um sentido a mais à primeira parte da história).

O livro acaba por deixar uma mensagem super legal sobre os ciclos da vida e superação. Mais uma super obra do mestre King.

Obs.: O clima desse livro é bem diferente do livro anterior, então se você acabou de ler "O iluminado" eu recomendo regular as expectativas e abrir o coração para uma nova narrativa: menos aterrorizante e mais com cara de "closure".

QUOTES

Como de costume, fiz aqui uma seleção dos meus quotes favoritos. Espero que gostem e que ajude a sentir um pouco do clima do livro.

Fig. 2 "Doutor Sono" - Stephen King: quotes.

"(...) ele também pensou que jamais tocaria em bebida alguma, não depois de ver o que ela fizera com seu pai. Às vezes a gente entende tudo errado." p. 26
"Uma hora se percebe que não adianta ficar mudando de lugar. Que você se leva para onde for." p. 58
"Ela pensou que as coisas não podiam ficar piores... mas sempre podem, e geralmente ficam." p. 182
"Porque tudo vai e volta. Talvez seja sorte ou talvez o destino, mas, de qualquer maneira, volta." p. 205
"Você se surpreenderia com o que as pessoas são capazes de suportar." p. 281
"Vocês matam porcos, carneiros e bois. Qual a diferença?" p. 330
"A morte não era menos milagrosa que o nascimento." p. 379
"- Eu mudei as coisas. Precisava mudar. Sabe por quê? (...) - Porque agora é diferente. Porque o passado passou, embora defina o presente." p. 435
"Mas você não precisava ser Ebenezer Scrooge para saber que existiam fantasmas bons e maus." p. 455
"A vida era um disco, cuja única tarefa era girar, e que sempre voltava ao início." p. 459

DISCUTINDO O TEMA: ALCOOLISMO


Fig. 3 "O iluminado", "Doutor Sono" e o alcoolismo.
Uma das coisas que mais gosto de fazer é discutir alguns temas específicos. Bater um papo mesmo. Levantar uma reflexão, que seja. Por isso quero começar a trazer algumas discussões abordadas nos livros que leio para discutir aqui com vocês, o que acham dessa ideia?

Para começar, queria conversar um pouco sobre o alcoolismo. Esse tema foi abordado em "O iluminado" e também aqui em "Doutor Sono" e achei que o Stephen King conseguiu trazer o assunto com uma carga muito pesada e verdadeira, por ele mesmo ter vivenciado isso, né? Escreveu com propriedade e utilizando da sua maestria em trabalhar o psicológico nas suas obras.

A questão do alcoolismo trabalhada aqui foi muito forte e cruel, mostrando como é a mente de quem sofre com esse mal, passando muito do sofrimento e angústia e mostrando como isso pode acabar com a vida de uma pessoa.

Esse tema me tocou demais porque tive, e ainda tenho, casos de alcoolismo na família. Em alguns momentos da leitura me senti meio Dan Torrance, porque fui uma criança que cresceu vendo os malefícios desse vício com um pai alcoólatra. Quando criança, eu mesma dizia enfaticamente que nunca ia beber. Nunca. Não queria dar a chance de o mesmo acontecer comigo, não via sentido algum nisso. Mas a gente cresce e, como o próprio Dan, percebe que existem coisas que a gente quer abafar (claro que não é só isso, mas às vezes é).

Não me considero alcoólatra, mas sei que tenho as minhas tendências, por isso sou cuidadosa. Só sei que ler esses dois livros mexeu DEMAIS comigo. Me fez ter medo de novo. Me fez sentir coisas que eu não queria sentir. Talvez por isso, em alguns momentos, a leitura tenha sido mais arrastada para mim. Mas foi muito bom ter chegado ao final dessa obra, porque acabou por ser muito libertador. São livros que têm o poder de mexer com nossos monstrinhos internos. Eu lia "O iluminado" e sentia vontade de beber. Sentia a sede que o Jack Torrance sentia. E em "Doutor Sono" eu demorei a aceitar a realidade do seu filho Dan, porque eu me via ali e não queria que o mesmo acontecesse comigo. É muito louco! Acredito que algo no nível apresentado aqui tá longe de acontecer comigo, mas não vejo como impossível, e isso é perturbador.

O livro também teve um desfecho para esse arco do alcoolismo e eu gostei muito. Mostrou que às vezes a gente se aprisiona por detalhes do passado. Nos deixamos incomodar por aquilo, tentamos abafar ao invés de encarar e lidar. Compartilhar com alguém. E aí quando, por fim, encaramos vemos que no fim das contas "não era nada demais".

Queria deixar essa reflexão aqui em aberto e vocês podem comentar também o que pensam sobre isso tudo. E se você passa por esse problema, procure ajuda. Você não está sozinho (ou não precisa estar).

E aí, me contem o que acharam da resenha, dos quotes e da discussão sobre alcoolismo. Já leram esse livro ou pretendem ler?

P.S.: A adaptação cinematográfica de "Doutor Sono" estreará nos cinemas no dia 21/01/2020. Quem aí tá ansioso?

12 comentários:

  1. Livros que fazem a gente se enxergar na história e a analisar o próprio comportamento são difíceis de ler mesmo. São também essenciais para crescermos como pessoas. Muito boa a reflexão sobre alcoolismo.

    ResponderExcluir
  2. Eu sou muito fã de O Iluminado que tenho um pouco de receio de ler esse, por tomar um rumo um pouco diferente.
    Gostei da reflexão sobre o alcoolismo, eu tenho um primo que vive isso e não é nada fácil. Achei legal o quanto o livro mexeu com você e te fez pensar. Muito bom!

    bjs

    ResponderExcluir
  3. Oi Isa.
    Eu não tinha ideia que Doutor Sono era continuação de O Iluminado. Gostei bastante da proposta da obra, principalmente por apresentar mais do sobrenatural. Adorei sua resenha.
    Beijos.
    Fantástica Ficção

    ResponderExcluir
  4. Ei! Tudo bem?

    Não tinha vontade de ler o anterior, por falta de vontade e pelo medo, porém, já tenho vontade de ler esse. Gosto de histórias desconectas que fazem sentido no final, gosto do fato de não ser tão aterrorizante e focar no alcoolismo. Então acho que precisarei dar uma chance para "O Iluminado" haha

    Beijos!

    ResponderExcluir
  5. Oi Isa, tudo bem?
    Por incrível que pareça, eu sabia da existência de Doutor Sono, mas não sabia que era a continuação de O Iluminado. Infelizmente, O Iluminado está presente na minha lista de livros do autor no qual eu passo longe - sou extremamente medrosa, e sei que este é um dos livros mais aterrorizantes do King. Porém, vendo você falar sobre os temas que o autor aborda nessa obra, como o alcoolismo, me deu uma pontinha de curiosidade. Falar com propriedade sobre o assunto é crucial, e de autor para leitor, que irá se identificar com o tema, imagino que a sua experiência tenha sido bastante singular. Gostei muito da resenha, dos quotes e principalmente sobre a discussão final. Também li um livro que fala sobre alcoolismo recentemente (Leve-me com Você) e me senti bastante impactada por ele. Beijos!

    http://abducaoliteraria.com.br

    ResponderExcluir
  6. Olá!
    Tenho interesse de ler tanto este livro como o iluminado. King me conquistou com sua escrita, eu me sinto em casa lendo as obras dele. Li poucas ainda, mas o que já conheci, me apaixonei. Muito bacana os temas levantados nessa leitura e adorei o fato de você ter feito essa reflexão e compartilhado seus sentimentos e aflições sobre alcoolismo.Tem leituras que mexem com a gente ao ponto de fazer olhar para nós mesmos ou analisar algo que acontece próximo da gente, com algum familiar, por exemplo. Acho muito interessante quando isso acontece, gera muita reflexão.

    Bjokas da Elo!

    ResponderExcluir
  7. nossas essas fotos estão ótimas :)
    eu ainda não li nem iluminado, mas tenho muita vontade! gostei da sua resenha pq vc não deu tantos detalhes pra estragar a leitura hahaha mas me deixou curiosa pra saber mais!!

    osenhordoslivrosblog.wordpress.com

    ResponderExcluir
  8. Um dos elogios que mais escuto com relação ao King é a ambientação e construção do clima na narrativa. Quero muito conhecer algo dele (nunca li nada), mas sou cagona PACAS. E "O Iluminado" e "Doutor Sono" com certeza estão entre as obras que mais tenho curiosidade em conhecer, mas tenho de conferir antes se me congelador tem espaço.
    Achei sensacional sua resenha e os apontamentos feitos, me deixou com mais vontade ainda de conhecer essas obras. Quem sabe esse ano ainda eu saia da minha zona de conforto encare essa duologia. Beijos.

    ResponderExcluir
  9. Oi, tudo bem?

    Eu ouço falar muito bem do King, que ele faz jus ao seu sobrenome, mas ainda não li nada dele. Gostei da sua resenha porque me fez querer ler e não me revelou nada muito surpreendente.

    Beijos,
    Blog Diversamente

    ResponderExcluir
  10. Oi,tudo bem ?

    Amei essa resenha muito bom saber que o livro nos mostra o que aconteceu com Danny Torrance, pois os leitores que são fã se pegavam curiosos com o que aconteceu após os eventos. Outro ponto positivo foi sua resenha franca, fiquei encantada,voê ressaltou bem os pontos fortes da obra assim como citou o inicio fragmentado ... muitas pessoas acabam tendo o mesma probleminha com a desconexão. O livro também aborda o alcoolismo que devia sim ser falado outra vez e achei muito bom o autor incluir. Com toda certeza uma ótima indicação de leitura.

    ResponderExcluir
  11. Adorei a reflexão sobre alcoolismo! Realmente temos que nos vigiar, crescer traz muitas dores e acabamos usando artifícios que são nocivos a longo prazo para minimizar a dor.
    Por favor, se cuida moça! Pq se vc morrer eu te mato!!! xD
    Eu preciso voltar a ler King.. até hoje não peguei Doutor Sono pra ler ;(

    ResponderExcluir