quarta-feira, 27 de fevereiro de 2019

Bate papo: Você prefere leitura conjunta ou maratona literária? Por quê?

Oi, gente! Hoje eu vim conversar um pouquinho com vocês, inspirada no tema do @desafiofotolatras de hoje e numa pesquisa que fiz nos stories do Instagram na semana passada. Você prefere leitura conjunta ou maratona literária? Por quê?⠀

Fig. 1 Algumas das leituras conjuntas que já fiz, a que está em andamento (Beren e Lúthien) e a próxima leitura (Contos inacabados).

《 📸 27. Deixe em paz meu coração: quero buscar a melhor forma de leitura pra ficar feliz e tranquila. #DesafioFotolatras
🔉 O resultado da enquete que fiz para escolher entre um ou outro foi 59% para maratona literária e 41% para leitura conjunta.

Antes de mais nada, vou deixar aqui alguns esclarecimentos para quem não conhece esses termos/formatos de leitura.

📚 Maratona literária: é um período de tempo (em geral uma semana ou mais) em que um grupo de pessoas leem juntos determinado tipo de livros, cumprindo ou não desafios (que servem como forma de incentivo para a leitura e trazem um pouco mais de dinâmica). Cada maratona é de um jeito e tem suas regras particulares, mas é mais ou menos isso. Algumas são patrocinadas por editoras e têm sorteios e brincadeiras no decorrer do período da maratona, para promover maior interação entre os participantes. Por exemplo, no momento estou participando da #Fantastona2019, que é uma maratona para ler livros de fantasia. Em outubro passado participei da #Creepytober2018, que foi uma maratona para ler livros de terror e thriller, em homenagem ao halloween.

📖 Leitura conjunta: é quando alguém escolhe um livro específico para ler com outras pessoas, geralmente mais de uma, e se organizam de forma com que ocorram discussões sobre o livro durante a leitura. Têm leituras conjuntas em que as pessoas se reúnem para discutir só no final da leitura, outras que definem trechos do livro e uma data específica para discutir o que foi lido até ali. É o que eu faço, por exemplo, no meu #ProjetoTerraMedia. Organizo leituras conjuntas de cada livro do Tolkien que se passa na Terra-média para que possamos discutir juntos toda semana o que foi lido até então (no momento estamos lendo "Beren e Lúthien", e o próximo vai ser "Contos inacabados", sem data definida ainda).

Mas o que foi dito sobre cada uma dessas escolhas pelas pessoas que votaram na enquete?

Há quem prefira maratonas literárias porque pode ler o que quiser no seu ritmo (@riquereads).

E há quem prefira leituras conjuntas pela experiência de dividir opiniões e não sofrer com a ameaça de flop, rsr (@booksofstardust). A @literanda_ sente que em leituras conjuntas ela sempre extrai melhor a história. "Olhar com outros olhos aquilo que li faz com que eu tenha uma interpretação mais apurada", ela disse. E a @elizabeth_tucum também acha essa experiência mais enriquecedora.

Mas há quem goste dos dois, "quanto mais puder reunir um grupo para ler, melhor!", disse a @ramificar.se.

Eu adorei fazer essa pesquisa e ver as respostas de todos vocês! Assim como o Rique, também acho que maratonas são legais para ler o que quiser mais livremente. Só que eu tenho tido muitos problemas com a "ameaça do flop", como disse a Carla do @booksofstardust. Por isso tenho preferido participar de maratonas em que eu não precise cumprir desafios específicos ou que não me sobrecarreguem de alguma forma.

Mas se tem uma coisa que eu amo é uma boa leitura conjunta! Concordo demais com as meninas que comentaram sobre isso. Acho que leituras conjuntas realmente tornam a experiência literária mais rica, afinal, cada um tem a sua bagagem e na hora que compartilhamos nossas opiniões pode acontecer de darmos ênfase a algum trecho ou tema que o outro não deu tanta atenção e vice versa. Fora que sempre acabamos descobrindo alguma curiosidade sobre aquela leitura que não sabíamos. Acho tudo isso muito legal! O único porém é a dificuldade em encontrar pessoas dispostas a ler o mesmo livro que você. Ou com disponibilidade para adquirir aquele livro. Ou com tempo para ler no mesmo ritmo que você. Mas, de modo geral, considero uma experiência super válida.

Parando para pensar melhor, talvez eu goste mais do clima de união de uma leitura conjunta do que do clima de competição de uma maratona literária. Não que seja uma competição, de fato, mas não fica aquele gostinho de "quero ler mais do que você"? Sei que não é a intenção, mas eu sinto um pouco disso.

E vocês, o que acham disso tudo? O que preferem? Dariam a chance a alguma dessas experiências, caso isso ainda não tenha acontecido?

8 comentários:

  1. Oie!

    Que legal esse post!
    Eu participo dos dois. Gosto muito de maratonas, mas prefiro aquelas mais compridas de um mês, acho melhor e com menos pressão. E nunca levei na forma de competição.
    A leitura coletiva também acho bastante bacana pois temos a chance de compartilhar opiniões e as experiências são maravilhosas. Eu participo de um grupo de leitura mensal é uma das melhores coisas.
    Adorei seu post.

    bjs

    ResponderExcluir
  2. eu prefiro leituras coletivas, consigo me organizar melhor no meu tempo e gosto da companhia para ler o mesmo livro, mas eventualmente participo de maratonas rsrs, são divertidas tb, mas é preciso que tenha tempo pra elas e isso anda raro ultimamente.

    osenhordoslivrosblog.wordpress.com

    ResponderExcluir
  3. Oiiii,
    então, eu fico bem dividida entre as duas opções, haha. Mas geralmente participo de maratonas pra desencalhar meus livros empoeirados. Em leituras conjuntas costumo falhar bastante :( Mas os dois são válidos, né? Dependendo do gosto e experiências do leitor. <3

    Um beijo,
    EU SOU UM POUCO DE CADA LIVRO QUE LI

    ResponderExcluir
  4. Super concordo com a @literanda_, a leitura em conjunto permite que possamos ampliar nossa percepção da obra através de outros olhares. Amo muito a experiência, e estou programando uma leitura em conjunto de "Os miseráveis" lá no blog. Também prefiro o clima de entrosamento e colaboração da leitura em conjunto do que o clima afobado e competitivo (também sinto isso) de uma maratona. Beijos.

    ResponderExcluir
  5. Oie.
    Gostei bastante do post, embora raramente participe de maratonas ou leituras que não sejam do Geek Freak. Entretanto, se funciona para você acho válido continuar.
    Também percebo certo clima de competição, mas a questão é que não importa para onde olhamos essa vai sempre estar presente.
    Beijos.
    Fantástica Ficção

    ResponderExcluir
  6. Oi,tudo bem ?

    Amo maratonas, motiva a ler mais livros e ajuda a diminuir a pilha de livro mais rápido (na minha opinião) , mas também amo leituras coletivas porque podemos debater o livro, compartilhar pontos que gostamos, assim como ter a sensação de está lendo o mesmo livro que seus amigos (algo conjunto). Super indico as duas experiencias para quem tem curiosidade, mas ainda não participou de nenhum desses projetos.

    ResponderExcluir
  7. Olá!!<3
    Bom, eu gosto bastante das duas propostas e já participei de ambas, porém aprecio mais leitura coletiva. Acho maratonas muito divertidas, não vejo como competição (pelo menos nunca me senti assim), porém acabo não conseguindo cumprir a meta XD, e isso me incomoda bastante. Já a leitura coletiva acho mais tranquila, gosto da troca de opiniões, acho muito bacana quando um grupo se reúne para debater o que gostou, impressionou ou decepcionou numa obra.

    Adorei o post!
    Bjokas!
    http://cronicasdeeloise.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  8. Ei! Tudo bem?

    Que postagem deliciosa de ler, adorei ler os comentários e saber a opinião sobre cada estilo de leitura. Eu sou como você, fico com a leitura conjunta, amo fazer uma reunião descontraída para falar sobre livros e fazer um lancinho!

    Beijos!
    http://www.365coresdouniverso.com.br/

    ResponderExcluir