quinta-feira, 17 de janeiro de 2019

"Beren e Lúthien", Tolkien: cronograma da leitura com início em fevereiro do #ProjetoTerraMedia

Oi, gente! Tudo bem?

Tá na hora de dar continuidade aos projetos literários! Vamos seguir com o #ProjetoTerraMedia, lendo mais obras do Tolkien? Vamos! Chegou a vez de lermos "Beren e Lúthien", lançado pela primeira vez no Brasil no final do ano passado pela @harpercollinsbrasil.

Fig. 1 "Beren e Lúthien", a próxima leitura do #ProjetoTerraMedia

Pra quem quiser acompanhar o andamento do #ProjetoTerraMedia:
> Mais sobre o projeto.
> Resenha de O Silmarillion.
> Resenha de Os filhos de Húrin.
> Post extra - festa com O Hobbit.
> Resenha de O Hobbit.
> 5 motivos para ler O senhor dos anéis.
> Post extra - Criaturas da Terra-média.
> Mini resenha na retrospectiva 2018 A queda de Gondolin.
> Seleção melhores do ano citando A queda de Gondolin.

No mês que vem vamos ler esse que é mais um dos grandes contos da Terra-média, e que nos foi apresentado em um dos capítulos de "O Silmarillion", da mesma forma que "Os filhos de Húrin" e "A queda de Gondolin", nossa última leitura do projeto.

Esses últimos livros estão entrando fora da ordem cronológica no projeto porque só foram lançados no Brasil depois. Nada impede que se leia as obras de forma isolada (exceto "Contos inacabados", essa eu recomendo conhecer mais do universo antes), mas para quem gosta de seguir uma ordem cronológica, o mais correto seria seguir - de modo grosseiro - a ordem:
1. "O Silmarillion"
2. "Beren e Lúthien"
3. "Os filhos de Húrin"
4. "A queda de Gondolin"
5. "O Hobbit"
6. "O senhor dos anéis"
7. "Contos inacabados" - complemento das histórias
* Mais detalhes sobre ordem de leitura em modo avançado nesse post do Tolkien Brasil.

Mas vamos seguir o #ProjetoTerraMedia com "Beren e Lúthien" agora e depois finalizar com "Contos inacabados"

Para quem não conhece a história de "Beren e Lúthien", a mais romântica da Terra-média, segue a sinopse:

"Beren é um homem mortal, enquanto Lúthien é uma elfa imortal. O pai dela, um grande senhor élfico, opõe-se ao relacionamento e, para permitir o casamento com Lúthien, impõe a Beren uma tarefa impossível de ser realizada. É esse o foco central da lenda: a tentativa incrivelmente heroica de Beren e Lúthien de, juntos, roubar uma Silmaril do maior de todos os seres malignos, Melkor, chamado Morgoth, o Sombrio Inimigo do Mundo."

Vamos ler essa belezinha juntos?

CRONOGRAMA DE LEITURA

Eis o cronograma da próxima leitura conjunta do #ProjetoTerraMedia, "Beren e Lúthien", para quem quiser participar se programe:

Fig. 2 Cronograma de leitura de "Beren e Lúthien" no #ProjetoTerraMedia

A leitura conjunta terá início no dia 18/02 e tem previsão de término no dia 21-03. Foi considerado um ritmo de leitura de 15 páginas por dia, com intervalos aos finais de semana, para que a leitura seja bem tranquila. As discussões vão acontecer ao final de cada divisão da leitura, como indica a figura acima (datas e horários exatas a combinar em grupo).

Todos estão convidados a participar da leitura conjunta! Chamem os amigos! Caso tenha interesse em participar é só deixar um comentário aqui que entrarei em contato.

E aí, animados para voltar para a Terra-média?

13 comentários:

  1. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  2. Eu amei a escrita de Tolkien, li apenas o Hobbit e sou apaixonada nessa narrativa! Gosto bastate da forma em que ele nos conecta a história, quero ler outros títulos! Queria muito participar, mas já estou numa lc de King ♥

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Tolkien é muito incrível! O Hobbit é super amorzinho, é a leitura mais leve dele. ^^ Ah, também to numa lc de King aspifhaipda tudo bem então. =)

      Excluir
  3. Olá!!
    Acho tão legal esse projeto.
    Esse ano estou planejando ler Tolkien também, vou dar uma olhada nesse link que você passou.

    Bj
    Fe

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ahhh, que bom que gostou do projeto. ^^ Se quiser pular umas filas e começar por esse pra aproveitar a companhia, estamos aí, rsr. Mas dá uma olhada na ordem e vê como você prefere ler sim. ^^

      Excluir
  4. Ei! Tudo bem?

    Eu acho projetos muito legais e esse em especial é incrível. Sempre quis ler obras do autor, mas nao parei ainda para ler algo.

    Beijos!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá! Eu geralmente recomendo a quem nunca leu Tolkien a começar pelo O hobbit, mas se quiser arriscar por esse que tem um formato diferente e a escrita mais densa, pode aproveitar a leitura conjunta e o nosso apoio no grupo também. ^^ Qualquer coisa fala!

      Excluir
  5. Oolaaa, Isa, tudo bem?

    Eu acho tão incrível m como você tem feito, dado continuidade e programado esse projeto. Queria muito ter participado e acompanhado tudo ainda no inicio (ia amar conversar com você sobre os livros); mas infelizmente eu não estava muito bem para me programar com mais projetos. Fico feliz que o #ProjetoterraMedia esteja presente em 2019, e torço para que mais pessoas se juntem, e que vocês tenham ótimas leituras!

    P.S.: No futuro, quem sabe, irei voltar aqui e me basear no seu projeto para conhecer esse mundo tao aclamado do Tolkien, hahah!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá, moça! Tudo ótimo e você?

      Ahhh, às vezes nossa programação se desencontra mesmo, isso é normal. Mas que legal saber que você tem esse carinho com o projeto e tá aí acompanhando. ^^ Eu to pensando em dar continuidade com leituras do Tolkien em outro projeto futuro, envolvendo os outros livros dele, não relacionados à Terra-média. Quem sabe desse você não consegue participar? Só vou dar um tempinho pra ver como vai ser mesmo e se eu continuarei animada, rs.

      Excluir
  6. Oi, Isa! Que projeto bacana! Apesar de amar fantasia, ainda não tive o meu momento com Tolkien. Não por falta de tentativa, mas é que não deu certo mesmo hahaha. Mas não desisti, e esses projetos como o seu só me anima, porque adoro ver como o mundo que ele criou é vasto e abriga diversas histórias. Essa em especial, parece apaixonante. Vou acompanhar o projeto de perto, e quem sabe eu não tento ler Tolkien novamente esse ano? Adorei o post, beijos!

    http://abducaoliteraria.com.br

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá! Obrigada! Que bom que não desistiu do Tolkien, rsr eu já postei algumas dicas de leitura junto com as resenhas para dar aquela incentivada a quem quiser se aventurar nessa também. Dá uma olhada nelas, quem sabe não te anima? (estão linkadas no começo desse post ^^).

      Excluir
  7. Oiii, Isa!
    Como amante de fantasia eu me envergonho por não ter lido nada do Tolkien ainda, kkkk. Esse projeto tá incrível. Creio que na metade do ano quero pegar algum livro dele pra ler, tenho a impressão de que vou gostar muito. ❤️ Sucesso nesse projeto lindooooo ❤️

    ResponderExcluir
  8. Sinto uma dor no coração de ver esse projeto e não poder fazer as leituras conjuntas! É o sonho de uma vida! É uma pena que agora eu precise viver a fase doutorado... Mas, quem sabe um dia vamos de projeto Marion juntas :)

    ResponderExcluir