terça-feira, 25 de dezembro de 2018

Resenha "Um conto de Natal (clássicos da literatura em quadrinhos)", Charles Dickens

Oi, gente! Tudo bem?

Então é Natal! E o que você fez? Brincadeirinha, não vai ser esse o papo, rsr. Hoje eu vim trazer a resenha do livrinho que li especialmente para hoje: Um conto de Natal (clássicos da literatura em quadrinhos) - Charles Dickens.

Fig. 1 "Um conto de Natal (clássicos da literatura em quadrinhos)" - Charles Dickens.
Lido entre 24 e 25-12-2018.

SINOPSE

"Ebenezer Scrooge é um velho avarento, ranzinza e mal-humorado. Solitário, o dinheiro é a única alegria de sua vida, até a chegada do Pequeno Tim e da visita dos três espíritos que transformarão sua vida! Numa véspera de Natal, ele precisará enfrentar o passado, o presente e o futuro, descobrindo a bondade e o verdadeiro sentido do Natal. Cada um dos três espíritos o fará reviver um momento de sua vida e o convencerá a dedicar-se aos outros para encontrar a paz. A magia do Natal entra em ação e o sovina cruel se transforma num homem generoso..."

SOBRE O LIVRO

Hoje o livro pode ser encarado como um clichê que deixa uma mensagem final bonita e esperançosa, despertada pelo espírito natalino. Mas na época em que foi escrito (1844) ele ajudou a reavivar as tradições natalinas, que se encontravam em declínio, ao mesmo tempo que levantou questões envolvendo injustiça social e pobreza.

A visita dos espíritos, incluindo o espírito de natal, mostra ao protagonista ranzinza situações que geram nele sentimentos de nostalgia e empatia. No fim das contas, acaba transformando o homem, que se torna mais humilde, preocupado com o próximo e generoso.

Essa edição traz a adaptação do clássico para quadrinhos. A leitura é rápida, os traços são detalhados e com cores vivas. Ao final, o livro traz um anexo com informações bem interessantes sobre a vida do autor, suas obras e um contexto histórico e literário da obra.

OPINIÕES

Achei que na história, pelo menos nesse formato, tudo aconteceu muito rápido. Senti falta de meios termos, tudo muda drasticamente muito fácil, distanciando a história da realidade. Mas é claro que é uma história bonita e de muito valor, principalmente pela mensagem que carrega.

Fig. 2 "Um conto de Natal (clássicos da literatura em quadrinhos)" - Charles Dickens: interior.

O livro chama atenção pela crítica social, relevante ainda hoje. Isso é uma das coisas que mais gosto nas obras do Dickens (apesar de ainda conhecer poucas), que segundo o anexo dessa edição, foi o criador de uma nova forma literária: o "romance social".

Queria muito ler "Um conto de natal" em seu formato original para ver como é a escrita dele diretamente e se ela traria um pouco mais de cadência aos acontecimentos da narrativa. Mas recomendo a HQ a quem quiser conhecer a história de forma mais rápida e acessível.

Aproveito para ressaltar uma das mensagens do livro aqui (vide Fig. 2): que todos possam aproveitar esse momento para refletir sobre suas vidas, sobre estar vivo e o que podemos fazer para sermos pessoas melhores. Precisamos estar cada vez mais atentos a como nossas ações e palavras afetam o mundo, as pessoas em volta, principalmente aquelas que vivem à margem da sociedade. 2019 tá muito perto e sabemos o quão difícil pode ser para alguns grupos. Vamos lutar juntos para que não seja, e que esse espírito natalino possa reinar de verdade nas nossas vidas, independente da época do ano.

Um feliz natal a todos (mesmo que esteja no finalzinho), um feliz ano novo, muita paz, harmonia e justiça social (rsr) nos nossos corações.

4 comentários:

  1. Vamos torcer a juntas para que 2019 não seja tão difícil como se anuncia para os grupos minoritários e que haja mais justiça social. Adorei as informações históricas, esse formato (?) de narrativa natalina hoje é beeem clichê e eu desconhecia a origem até a leitura do seu post. Keep up with the good work!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Sim, torcendo muito aqui, mas ainda preocupada com as pessoas, independente do governo. Pois é, a gente acostumou tanto com esse "formato" que fica até difícil imaginar uma época em que isso não era comum. Muito louco! Obrigada, moça! <3

      Excluir
  2. Ahhh esse conto é lindo mesmo! E só dá pra entender a importancia dele quando lembramos de quando foi escrito.
    Essa edição ainda não folheei, mas deve estar linda tb!
    Já viu a adaptação? excelente tb!

    osenhordoslivrosblog.wordpress.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Pois é! Essa edição é bem legal. Não vi a adaptação, mas agora preciso! ^^

      Obrigada pela visitinha aqui! <3

      Excluir