sábado, 29 de dezembro de 2018

Desafio melhores do ano: retrospectiva entre lançamentos 2018

Oi, gente! As coisas por aqui estão bem movimentadas, mas é por um bom motivo. Fim de ano e vários closures! Que tal uma retrospectiva de melhores livros do ano?

Dessa vez resolvi participar do #DesafioMelhoresDoAno que a @juliannevituri e o @queriaaquelelivro organizam todo ano. Vou postar aqui no blog em forma de TAG e no Instagram to fazendo um post por dia, como mandam as regras do desafio, rsr.

A ideia é se basear nos lançamentos de 2018, mas também pode ser respondido com os lidos no ano. Li poucos lançamentos, mas até que deu para responder me baseando só neles.

Vamos lá!

MELHOR CAPA

Fig. 1 Melhor capa: A vendedora de livros - Cynthia Swanson

Tentando fugir um pouco do esperado, tem muitos livros com capas duras lindas, edições maravilhosas etc. Mas o último que comprei porque me apaixonei pela capa foi:

A vendedora de livros - Cynthia Swanson

Esse foi um lançamento da @taglivros inéditos em parceria com a @editorasuma e eu me apaixonei perdidamente por essa capa! Amei a combinação de cores, a arte, tudo lindo, lindo!

E para vocês, qual o livro com capa mais bonita entre os lançamentos do ano ou entre os seus lidos de 2018?

MELHOR YA

Fig. 2 Melhor YA: De volta para casa - Seanan McGuire

Considerando que YA (young adult, tradução: jovem adulto) não é gênero, mas o público alvo do livro (aprendi com a @juliannevituri, rsr), meu voto vai, sem dúvidas, para:

De volta para casa - Seanan McGuire

Uma fantasia MAIS QUE INCRÍVEL, lançamento de 2018 da @editoramorrobranco. Foi um dos meus favoritos do ano, aliás, e tem resenha aqui. Que venha logo a continuação, plmdds!

Me contem se vocês costumam ler YA e qual foi o seu preferido esse ano!

MELHOR TRILOGIA/SÉRIE

Fig. 3 Melhor trilogia/série: A biblioteca invisível - Genevieve Cogman

Em 2018 eu comecei algumas séries, mas não terminei nenhuma. A minha favorita dentre elas foi:

A biblioteca invisível - Genevieve Cogman

Esse ano saiu "A página em chamas", o 3º volume dessa série que já tem cinco livros lançados lá fora, mas ainda não consegui parar para ler. Mas quero muito! Todos os volumes têm edições lindas e estão sendo lançados pela @editoramorrobranco. Eu amo uma editora!

Vocês gostam de ler séries? Qual a preferida do ano?

MELHOR PERSONAGEM

Fig. 4 Melhor personagem: Tuor, de A queda de Gondolin - J. R. R. Tolkien

Dos lançamentos de 2018 que li, o melhor personagem foi:

Tuor, de A queda de Gondolin - J. R. R. Tolkien

Tuor é o protagonista desse grande conto do Tolkien. Como não existe uma versão final completa do conto, Tuor acaba sendo o personagem mais consistente da obra. Como tudo o que o Tolkien escrevia, o personagem é muito bem trabalhado e as descrições variam de simples a bem detalhadas, dependendo da versão do conto. Mas o que importa é que a gente se sente tão perdido quanto Tuor vagando pela Terra-média em busca do refúgio de Gondolin. Assim como nos encontramos e lutamos com ele também. Acho que essa dinâmica remeteu muito à minha própria vida, pois to aqui quase tão perdida quanto, em busca de um caminho, algo que não sei bem o que, nem por onde ir. Vem, Ulmo ("deus" das águas), me guiar! Rsr

Deixo aqui uma menção honrosa para Idril, sua esposa, que foi uma mulher inteligente, sensata e perspicaz em algumas das versões do conto.

To devendo uma resenha desse livro, que foi a última leitura do #ProjetoTerraMedia, eu sei. Vai ter que ficar pro ano que vem, rs. Em breve a gente retoma o projeto também (sei que to prometendo isso faz tempo, mas é sério!). Janeiro ou fevereiro estaremos de volta!

E vocês, algum personagem em especial cativou mais nesse ano?

MELHOR COMPRA


Fig. 5 Melhor compra: A noite dos mortos-vivos (edição comemorativa 50 anos) - John Russo; A incendiária (biblioteca do King) - Stephen King; Harry Potter e o prisioneiro de Azkaban (edição ilustrada) - J. K. Rowling

Esse ano eu passei bem apertada de grana, mas acabei aproveitando promoções muito boas durante o ano. Até comentei aqui sobre algumas. Dentre as minhas melhores aquisições estão:

A noite dos mortos-vivos (edição comemorativa 50 anos) - John Russo
A incendiária (biblioteca do King) - Stephen King
Harry Potter e o prisioneiro de Azkaban (edição ilustrada) - J. K. Rowling

Fiquei extremamente feliz por ter conseguido comprar esses lançamentos do ano. Todos em promoções SURREAIS de boas. #RIPSaraiva

E é isso aí, essa é a minha breve retrospectiva com os lançamentos do ano. E você, leu/comprou muitos lançamentos? Quais foram as melhores leituras do seu ano (lançamentos ou em geral)?

8 comentários:

  1. Oie!!

    Que legal essa retrospectiva de lançamentos. Primeira vez que vejo e gostei muito.
    A queda de Gondolin está na minha lista de leituras! Quero ler mais do Tolkien esse ano.
    Suas fotos ficaram lindas!!

    bjs

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Se eu fosse você viria ler Beren e Lúthien na leitura conjunta com a gente, hein? A história se passa antes de A queda de Gondolin, só que foi lançado depois pela Harper Collins, vai entender, rsr. Obrigada!

      Excluir
  2. Oi, Isa! Acompanhei vários amigos que participaram desse desafio e achei muuuito legal. Se eu tivesse visto antes e me programago, com certeza participaria também. Eu quero muito ler De volta para casa, a premissa é muito interessante e a edição está linda! E eu tô apaixonada pela capa dA Vendedora de Livros, é muito bonita e eu não conhecia esse livro. Arrasou nas escolhas. Beijos!

    http://abducaoliteraria.com.br

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. De volta para casa é SENSACIONAL! To louca pela continuação dele! Obrigada!

      Excluir
  3. Oi Isa, como vai?
    Eu gostei bastante das suas escolhas dos melhores, pois todos estão na lista de futuras leituras. Fico bem mais animada para como vai rolar isso.
    Beijos.
    Fantástica Ficção

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ah, que legal! Espero que faça boas leituras!

      Excluir
  4. Minha melhor leitura foi joyland! Mas não cheguei a pensar no melhor personagem oh separar por gênero!
    Vou ficar mais ligada pra fazer assim no próximo especial de fim de ano :)

    Osenhordoslivrosblog.wordpress.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Joyland ainda não li, mas quero muito! Participa sim desse desafio da próxima vez, é super divertido rever tudo dessa forma. ^^

      Excluir